terça-feira, 19 de novembro de 2013

"AJUDE QUEM?" - Dúvidas freqüentes sobre doação de medula óssea




Dúvidas Frequentes sobre Doação de Medula Óssea
1. O que é medula óssea?
É um tecido líquido que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecida popularmente por 'tutano'. Na medula óssea são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas.

2. O que é transplante de medula óssea?
É um tipo de tratamento proposto para algumas doenças malignas que afetam as células do sangue. O objetivo é reconstituir as funções da medula óssea de uma pessoa doente por células normais de medula óssea retiradas de um doador saudável.

3. Como as células-tronco são coletadas do doador?
Podem ser obtidas de três fontes:
• Medula óssea: por meio de um procedimento cirúrgico sob anestesia, com múltiplas punções aspirativas no osso da bacia. O volume coletado depende do tamanho do doador e do receptor, mas para indivíduos adultos, costuma ser de pouco mais de 01 litro.
• Sangue periférico: administra-se ao doador, por injeções diárias por via subcutânea, um medicamento que aumenta o número das células-tronco e faz com que parte delas migre da medula óssea para o sangue, de onde podem ser coletadas da veia, com facilidade e segurança, com o emprego de uma máquina apropriada. Este tipo de procedimento tem duração de cerca de duas a três horas e não requer anestesia.
• Cordão umbilical: o sangue é coletado logo após o parto. 

4. Quais os riscos da doação?
O procedimento de coleta das células-tronco da medula óssea é seguro, contudo, podem ocorrer complicações relacionadas à anestesia e à coleta propriamente dita, como dor local, que é facilmente controlada com analgésicos comuns, e anemia, relacionada ao volume retirado, mas que em geral é leve e de fácil controle. 

5. Como é o procedimento da doação? 
Antes da doação, o doador faz um exame clínico para confirmar o seu bom estado de saúde. Não há exigência quanto à mudança de hábitos de vida, trabalho ou alimentação. A doação é feita por meio de uma pequena cirurgia, de aproximadamente 90 minutos, em que são realizadas múltiplas punções, com agulhas, nos ossos posteriores da bacia e é aspirada a medula. Retira-se um volume de medula do doador de, no máximo, 10%. Esta retirada não causa qualquer comprometimento à saúde.

6. Quem necessita de um transplante?
Pacientes que têm câncer que pode comprometer a função da medula óssea (ex. leucemias), pacientes com medula óssea incapaz de produzir células do sangue e pacientes com doença genética, como anemia falciforme e talassemia.

7. Como se cadastrar como doador?
Procure um Hemocentro ou um de seus núcleos ou unidades de hemoterapia próximo de sua região para efetuar o seu cadastro. Neste local você será orientado e poderá tirar as suas dúvidas. Após o cadastro de seus dados (nome, filiação, etnia, endereço, entre outros), será coletada uma amostra de seu sangue para a realização da tipagem de seus glóbulos brancos (tipagem HLA). 

8. Posso me cadastrar como doador apenas para um paciente específico? 
Não. O REDOME é um registro brasileiro de doadores não-aparentados para beneficiar pacientes de qualquer lugar do mundo. A probabilidade de você ser compatível com alguém que não seja da sua família é muito pequena, portanto, é importante aumentar o banco de doadores a fim de torná-lo representativo de todas as etnias.

9. Como é feito o transplante?
O transplante de células-tronco requer que o paciente seja preparado para receber a medula óssea do doador. Esta preparação é iniciada cerca de 10 dias antes do transplante propriamente dito, e consiste na administração ao receptor de altas doses de drogas denominadas de quimioterápicos. A função destas drogas é eliminar a medula óssea e o sistema imune do receptor. Completada esta fase, é então infundida na veia do receptor a medula óssea coletada do doador. As células-tronco infundidas na veia se dirigem à medula óssea do receptor, onde se estabelecem e proliferam, dando origem às células maduras do sangue. Neste momento, que ocorre em geral duas a quatro semanas depois da infusão, dizemos que a medula “pegou”, ou seja, a medula começou a funcionar. 

10. Posso desistir da doação?
Sim, você pode desistir da doação a qualquer momento depois de ter-se cadastrado. Contudo, depois que o paciente passou a ser preparado para receber a sua medula, ou seja, está recebendo altas doses de quimioterápicos, a sua recusa em doar provavelmente acarretará a morte dele, uma vez que não haveria tempo hábil para localizar um outro doador compatível. Portanto, a decisão de doar tem de ser bem pensada. É recomendável que os candidatos à doação de medula óssea, antes se tornem doadores de sangue, que, além de ser muito útil à sociedade, é uma maneira de torná-los mais familiarizados com os procedimentos de doação de material biológico (o sangue) e contribuir para que se perca o medo de doar a medula óssea.

11. Posso doar mais de uma vez?
Sim. Você pode ser convidado a uma nova doação para o mesmo paciente ou para algum outro que seja compatível com você. A quantidade de medula óssea doada é rapidamente resposta pelo organismo de modo que não ocorre esgotamento de sua reserva de células-tronco.

12. Posso saber para quem doarei as células?
Não. É obrigatório resguardar a identidade tanto do doador quanto do receptor, entretanto, você poderá receber notícias do andamento do transplante e das condições clínicas do receptor, preservado o anonimato de ambos.

O Transplante de Medula Óssea é a única esperança de cura de muitas doenças do sangue.

FONTE


Nenhum comentário:

Postar um comentário